Socialize-se



Há algum tempo, enquanto "navegava" pelo Luz de Luma, reparei na sidebar do blog um box com informações de contato e perfis sociais, o Retaggr. Pesquisei sobre o site, fiz meu cadastro e inclui todos os serviços dos quais participo. O serviço é interessante, pois permite integrar todas as suas contas em tudo quanto é site e disponibilizar no blog na forma do box que vi lá no Luz, tudo num mesmo lugar, sem ter que editar html, subir imagens e etc. Tudo isso grátis.

Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi no momento de incluir os serviços, no grupo books. Nele se encontram 5 sites que podem ser definidos como redes sociais de livros - ou leitores - o Anobii, o BookRabbit, o Good Reads, o LibraryThing, e o Shelfari.



Após uma olhada rápida em cada um deles, optei por me cadastrar no Shelfari. Depois de cadastrado e etc, é só buscar os livros (só encontrei edições em inglês e espanhol) que deseja adicionar a sua estante, dar uma nota e classificá-lo. Simples. E ainda é possível adicionar amigos, participar de grupos e escrever resenhas.

Exatamente como no Skoob.


O Skoob faz quase tudo o que o Shelfari faz, e tem a grande vantagem de ser em português. Tenho um cadastro no Skoob há mais de 4 meses, mas quando me cadastrei o site não tinha uma variedade muito grande de livros no acervo, o que não acontece hoje, já que o site atualmente está com um acervo bem maior. E o melhor de tudo: caso não encontre determinado livro você pode adicioná-lo. Montar a sua estante é simples, basta buscar pelo título ou autor e adicionar a obra.

Em minha opinião, classificar e atribuir nota aos livros adicionados à sua estante poderia ser bem mais simples no Skoob se pudesse ser feito da mesma forma que no Shelfari. Lá, você abre sua estante e pode atribuir uma nota e classificar a cada obra, sem ser redirecionado.

A estante do Shelfari.


A estante do Skoob.

Já no Skoob você tem de clicar em cada livro da sua estante para abrir uma nova página e, somente então, atribuir nota e classificá-lo. Dependendo do estado da sua conexão - que no Brasil tende sempre a ser dos piores - isso pode levar um bom tempo. Em contrapartida, o Skoob se sobressai ao Shelfari no layout, bem mais limpo e agradável, e nos usuários, claro, com todo mundo falando português fica bem mais agradável ler as resenhas e interagir.

Caso goste de livros ambas as opções são uma boa pedida, e caso queira, cadastre-se e me adicione.

Eu no Shelfari.

Eu no Skoob.


12 comentários:

Anônimo disse...

Luciano, eu não conhecia estes serviços. Vou dar uma conferida também. Estas coisas que acabam fazendo a gente ficar sempre mais um pouco on-line, né? rss

Um abraço.
Marcelo.

Luciano A. Santos disse...

Marcelo,

Fazem mesmo. Fico um bom tempo no Skoob adicionando o que já li, as, mesmo assim, a lisra parece interminável. Boa parte da minha vida já é online.

Abraços.

Mari Amorim disse...

olá Luciano,td bem?
Lí teu último post,totalmente pertinente,tenho estas dificuldades com a minha estante,porque que tanto os amigos que seguem meu blog quanto os que sigo visito regularmente, e faço isso porque gosto,se houvesse maior rapidez,seria muito melhor.
Boas energias,
Mari

Luciano A. Santos disse...

Mari,

Só nos resta esperar por atualizações que resolvam - ou ao menos minimize - o problema, para tornar o processo mais agradável.

Abraços.

Mylla Galvão disse...

Oi Luciano,
Estou seguindo vc...
Estamos juntos no Leitura Coletiva da Vanessa, do Blog Fio de Ariadne.
Vamos resenhar a crônica de Fernando Sabino O Homem Nu...
Venha visitar meus blogs:
http://vidaslinha.blogspot.com
http://ideiasdemilene.blogspot.com e
http://luaimaginada.blogspot.com

Abraços

Luciano A. Santos disse...

Olá, Mylla,

Estou ansioso pela coletiva, os primeiros participantes mandaram muito bem e, ao meu ver, atenderam nuito bem a intenção da mesma.

Com certeza vou visitar seus blogs, um grande abraço e até lá.

Mari Amorim disse...

Olá Luciano,
meu querido não sei o que acontece,sigo teu blog,mas n~em consigo postar e nem chega atualizado,embora eu sempre tente.Por habito e prazer visitar todos os blogs que linko e q linkam meu blog.Quando isso não acontece,fico tentando entrar em contato,e meio compulsivo positivo,
BOAS ENERGIAS
BEIJÃO
Mari

Luciano A. Santos disse...

Mari,

não está conseguindo comentar?? Ou o feed não atualiza? Ou os dois? Prometo pesquisar.

Abraços.

Elaine dos Santos disse...

Oi, Luciano! tudo bem?
Eu não conhecia os serviços, achei as dicas interessantes (e bem explicadas), darei uma olhada e ver o que me agrada (e o que o meu inglês me permitir ler!!). Valeu, o blog tá muito legal, fazia tempo que não aparecia por causa das aulas, mas adorei o que encontrei. abçs :)

Luciano A. Santos disse...

Olá Elaine,

Bem vinda de volta! Aproveite as férias - inesperadamente maiores - para descansar e repor as energias.

Abraços.

Rayane disse...

Olá Luciano, você sabe me informar se a gente pode exclur livros ou reorganizá-los no skoob?
Desde já, Obrigada.

Luciano A. Santos disse...

Rayane,

Você pode marcar um livro como duplicado, então o pessoal do site se encarrega da exclusão (se for realmente um livro duplicado). Quanto a reorganizar, creio que não existe esta possibilidade não.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seu respectivo autor, e não representa, necessarimente, a opinião do blog Luciano A.Santos ,de seu autor, ou seus associados e/ou prestadores de serviços.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial.