Janis Joplin



Existem muitos talentos que eu não tenho mas, ao menos, sei aplaudir quem tem. Já falei aqui sobre a minha extrema inaptidão para desenhar, agora, inspirado na minha total incapacidade de cantar decentemente, começo uma série com aqueles que são, para mim, os donos – e donas – das mais belas vozes do mundo.

Começo com um ícone de toda uma geração: Janis Joplin.


Janis Joplin nasceu em Port Arthur, Texas, em 19 de janeiro de 1943. Cresceu ouvindo blues e cantando no coro local. Nos poucos 27 anos em que viveu deixou uma marca de talento, escândalos e drogas, muita droga. Dona de uma voz inconfundível – Mamma Cass ficou boquiaberta assistindo uma apresentação sua - e de um estilo todo seu, Janis teve uma carreira meteórica nos seus 7 anos de estrada, incluindo uma passagem pelo Rio de Janeiro para tentar se livrar da dependência da heroína, onde foi expulsa do Copacabana Palace, barrada nos desfiles de escolas de samba e, dizem, namorou o roqueiro Serguei.

Janis foi encontrada morta em 4 de outubro de 1970, em decorrência de uma overdose de heroína e álcool.

Seis meses depois foi lançado o álbum póstumo Pearl (seu apelido entre os amigos), com seu maior sucesso – Me and Bobby McGee. Morreu a artista, nasceu o mito.


"Posso não durar tanto quanto outras cantoras mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã." Janis Joplin

Abaixo três das minhas preferidas de Janis Joplin.

Mary Jane

Me and Bobby McGee

Ball and Chain Live At Monterey '67




10 comentários:

Bea - Compulsão Diária disse...

Sim, pra mim ela é Diva: aquela que faz com que se prostem à sua frente, quedados por seu talento, carisma e força.

Nasce festa, cresce aos saltos,
Roça de leve quando passa,
É de éter.
Quando pisa, rasga a vida,
É lava de libido.
Escorre brilho pela fresta
Do olho da outra.
É espelho
Quando é a mesma.
Quando veste seda e renda,
Coleira de pérola,
Brinca com a pele nua.
Quando quer mostra o gênio,
É deusa.
É altiva, quando vadia.
Diva é vento,
Leva o medo e traz a graça.
Em cada poro é alegria.
Quando é triste, faz troça,
Esconde a dor atrás dos dentes,
Dissimula meia vista
E mostra a língua.

Luciano A.Santos disse...

Bea,

creio que não há forma melhor de definir uma diva e o sentimento que elas nos trás, o que nos faz sentir, em relação a ela e a nós mesmos.

Muito obrigado pelo comentário, abraços.

james p. disse...

Janis era mais que uma diva talvez.A força da voz pairou sobre tudo mais.Uma desenraizada no mundo,flor do lodo,dama da visceralidade,exilada de um lugar que nem ela mesma sabia.Amo Janis por muitas razões que demorariam muito para explicar.
Obrigado pelo post,Luciano.Grande abraço.

Luciano A.Santos disse...

James, Janis é tudo e mais um pouco, é musa, é diva, é mito. É Janis.

Gisele Amaral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisele Amaral disse...

Nossa, tem tanta coisa linda da Janis... Que a gente escuta e sente a dor que talvez ela sentiu ao cantar. E sentimos a nossa própria dor... Kozmic Blues, Maybe, a própria Me and Bobby McGee. Um legado e tanto.

Ótima lembrança.

Cheiro.
=*

Luciano A.Santos disse...

Oi Gisele, é sempre bom lembrar Janis, e não só lembrar, mas também sentir.
Abraços.

Laguardia disse...

Amigos.
Não sou jornalista nem escrevo bem.
Sou aposentado, recebendo do INSS e tendo o IR descontado na fonte. Não recebo as benesses de nosso apedeuta mor que tem pensão do INSS acima do máximo, isento de Imposto de Renda por se achar perseguido político, ou melhor, por se anistiado político.
Luto com as armas que tenho que é um blog, como forma de desabafar ao ver tanta roubalheira, falta de ética, falta de honestidade e principalmente falta de vergonha na cara desta quadrilha que tomou de assalto o Palácio do Planalto.
Quero convidar os amigos a participarem da minha forma de protesto, o blog Brasil – Liberdade e Democracia - http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/.
Se não levantarmos nossas vozes em protesto o que será deste país para nossos filhos e netos?
Agora é a hora de lutarmos por uma pátria livre democrática, e sobre todo com governantes honestos e éticos.

Bea - Compulsão Diária disse...

olá, preciso de seu email pra blogagem do dia 26
por favor, mande pra bmgrupos@gmail,ok?

Luciano A.Santos disse...

Oi Bea, já enviei, abraços.

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seu respectivo autor, e não representa, necessarimente, a opinião do blog Luciano A.Santos ,de seu autor, ou seus associados e/ou prestadores de serviços.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial.